domingo, 18 de outubro de 2009

“Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus” – Rom.8:28


Analisando a frase:

Todas – Seja qual for, sem escolher.

Contribuir – Concorrer para a realização do fim, cooperar.

Bem – Benefício, o que é bom lícito e recomendável.

“Seja qual for a situação elas concorrem ou cooperam para o beneficio daqueles que amam a Deus”.

Somos reportados a uma história da palavra do nosso Deus em que Jesus começou a explicar que seria necessário que Ele fosse a Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos religiosos e que morreria; Pedro chamou Jesus em um canto e movida pelo profundo amor que sentia por Jesus o repreendeu dizendo: “Nunca Senhor, isso nunca te acontecerá” Mateus 16: 22. Lendo o restante da história vemos que Jesus não foi persuadido pelas suas palavras, ao contrário, o repreendeu.

Talvez nós como servos de Deus também pensaríamos assim, ´Não, o meu Jesus não precisa morrer...´

Mas todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, e foi necessário que o nosso amado Jesus morresse para que obtivéssemos a salvação.

Muitas vezes parece difícil entender que tamanho sofrimento contribuiria para o nosso bem, mas contribuiu, fomos lavados, redimidos e sarados por intermédio desta morte.

Verificando o contexto de Romanos 8:28 o apóstolo Paulo nos incentiva a viver uma vida separada amando e honrando o nosso Deus. Assim saberemos discernir quando, mesmo que tudo pareça contribuir para nossa destruição e completa assolação, como foi no caso da morte de Jesus, isso contribuirá para o nosso bem. Vemos que a criação geme com dores de parto por causa do pecado; esta dor no sentido de pesar, mágoa, pois o pecado tem assolado a humanidade e a nós também como escolhidos, “gememos em nós mesmos”. – Rom. 8:20,22.

Mas não nos desesperemos, pois “aquele que examina os corações sabe a intenção do espírito, e é Ele que segundo Deus intercede pelos santos”.

Vamos procurar viver em concórdia com o Espírito de Deus para que possamos ter a certeza de que todas as coisas contribuirão para o nosso bem, mesmo que tudo parecer difícil confiemos e tenhamos a certeza que também será para o nosso bem.

Um comentário:

  1. Uma observação que sempre faço quando leio a respeito de Rm 8:28, é que geralmente quem discorre a respeito deste texto sempre se utiliza da parte "A" do versículo.
    Mas se analizarmos todo o texto, ou seja a parte"B" do verso, que diz: "daqueles que são chamados segundo o seu propósito", verificaremos que esta promessa é direcionada apenas á aqueles que amam a Deus.Diante desta constatação,eu particularmente me ponho a questionar a mim mesma o verdadeiro significado de amar a Deus....
    algo fácil de ser pronunciado, pois o fazemos todo o tempo....mas verdadeiramente qual o significado desta fala?
    O desejo do meu coração é que a começar em mim, tal questionamento venha produzir um verdadeiro avivamento espiritual!

    ResponderExcluir