domingo, 18 de outubro de 2009

“Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus” – Rom.8:28


Analisando a frase:

Todas – Seja qual for, sem escolher.

Contribuir – Concorrer para a realização do fim, cooperar.

Bem – Benefício, o que é bom lícito e recomendável.

“Seja qual for a situação elas concorrem ou cooperam para o beneficio daqueles que amam a Deus”.

Somos reportados a uma história da palavra do nosso Deus em que Jesus começou a explicar que seria necessário que Ele fosse a Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos religiosos e que morreria; Pedro chamou Jesus em um canto e movida pelo profundo amor que sentia por Jesus o repreendeu dizendo: “Nunca Senhor, isso nunca te acontecerá” Mateus 16: 22. Lendo o restante da história vemos que Jesus não foi persuadido pelas suas palavras, ao contrário, o repreendeu.

Talvez nós como servos de Deus também pensaríamos assim, ´Não, o meu Jesus não precisa morrer...´

Mas todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, e foi necessário que o nosso amado Jesus morresse para que obtivéssemos a salvação.

Muitas vezes parece difícil entender que tamanho sofrimento contribuiria para o nosso bem, mas contribuiu, fomos lavados, redimidos e sarados por intermédio desta morte.

Verificando o contexto de Romanos 8:28 o apóstolo Paulo nos incentiva a viver uma vida separada amando e honrando o nosso Deus. Assim saberemos discernir quando, mesmo que tudo pareça contribuir para nossa destruição e completa assolação, como foi no caso da morte de Jesus, isso contribuirá para o nosso bem. Vemos que a criação geme com dores de parto por causa do pecado; esta dor no sentido de pesar, mágoa, pois o pecado tem assolado a humanidade e a nós também como escolhidos, “gememos em nós mesmos”. – Rom. 8:20,22.

Mas não nos desesperemos, pois “aquele que examina os corações sabe a intenção do espírito, e é Ele que segundo Deus intercede pelos santos”.

Vamos procurar viver em concórdia com o Espírito de Deus para que possamos ter a certeza de que todas as coisas contribuirão para o nosso bem, mesmo que tudo parecer difícil confiemos e tenhamos a certeza que também será para o nosso bem.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Fiat mihi" - "Seja feito em mim a sua vontade."


"Seja feita em mim segundo a sua palavra."

Jesus estava prestes a entregar sua vida em sacrifício pela humanidade. Curou, alimentou, ressucitou mortos e principalmente pregou o reino de seu Pai. Vivendo sua pregação, nesta fase final de sua trajetória humana ele orou: "Pai, se é do teu agrado, afasta de mim este cálice; contudo não se faça a minha vontade, mas sim a tua." - Lucas 22:42. O Deus Homem viveu a Palavra. Ele foi a Palavra encarnada.

Vida e Palavra são na verdade a mesma coisa. Não há Palavra de Deus que ele não deseja que seja vivida por nós. Todas as palavras possuem a capacidade de encarnar, porque todas que são originadas da Palavra de Deus tem sua origem em Jesus que se fez carne!

Quando deixamos de fazer a vontade de Deus corremos o risco de, quer intencional quer não, de sermos portadores das mentiras do Diabo. Portanto ao lermos e estudarmos a Palavra de Deus devemos ter a intenção de praticar o que lemos. Devemos absorver sua Palavra, deixar que Ela penetre em nossa carne, tendões, nervos e ossos, ou seja, nos formamos pela Palavra, passamos a ser a Palavra! Tudo em nossa vida gira em torno do exemplo de Jesus, deixe de perguntar "como Jesus faria" e faça. Lembre-se somos humanos e erramos, somos pecadores, mas ao aprendermos o que Deus quer de nós automaticamente ficamos sabendo como Jesus fez.

Temos a tendência de pegar a Palavra de Deus e por numa "caixinha" para que ela fique adequada as nossas necessidades.

Outro exemplo da Palavra feita carne pode ser observada na vida de Daniel. Leia Daniel 6:5-10: "Disseram, pois, estes homens: Não acharemos alguma ocasião contra este Daniel, se não o acharmos contra ele pelo que diz respeito à lei do seu Deus. Então os presidentes e sátrapas foram juntos ao rei, e lhe disseram assim: Ó rei Dario, vive eternamente. Todos os presidentes do rei, os deputados e os sátrapas, os conselheiros e os governadores, juntamente tomaram conselho para estabelecer um estatuto real, e fazer um interdito forte, que todo o homem que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, exceto a ti, ó rei, será lançado na cova dos leões. Agora, pois, ó rei, estabelece o interdito e assina a escritura, para que não se mude, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Por isso o rei Dario assinou a escritura e o interdito. Quando Daniel soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora na sua câmara estavam abertas as janelas que olhavam para Jerusalém); três vezes no dia punha-se de joelhos, e orava, e rendia ações de graças diante de seu Deus, como antes costumava fazer."

Mesmo sabendo que sofreria as penalidades do desacato ele agiu exatamente como de costume. A Palavra estava na carne de Daniel e tomava conta do seu agir tão implicitamente que era obvia a atitude de Daniel com relação ao interdito do rei, Daniel irai adorar seu Deus como sempre fazia.

Portanto ao orar que se faça "em mim segunda a sua palavra" lembre-se que vive-la é o único caminho em que as escrituras Sagradas se tornam formativas na sua vida para que você se torne sal no mundo.

Que Nosso Senhor nos abençoe para que possamos ser formados por sua Palavra.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Inauguração

Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2009.

Há tempos uma idéia vem martelando na minha cabeça: "Preciso aumentar minha participação na divulgação da salvação que Cristo concedeu ao mundo!".

Ao completar a leitura do livro "Uma vida com propósitos" - de Rick Warren li o que sempre soube mas não havia atinado ainda: 'a Internet é um campo vasto para cumprir o IDE...' (Atos 1:8)

Sei que já existem 'centenas' de sites e blog's com este mesmo objetivo. No entanto não me retive em persistir nesta ideia(ou ideal quem sabe) somente por este fato, pois entendo que novos sites com o objetivo de entupir a mente dos ociosos não faltam e também não deixam de ser criados todos os dias, por que então deixar de falar de Jesus?

Vejo como um desafio enorme postar num Blog algo tão sério. Mas entendo ainda mais a implicância de não postar, pois desde de muito tenho como responsabilidade minha a declaração em Ezequiel 3:18 "
Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei."

Outro motivo pela qual sou movido a criar e manter esta página é o fato de também entender que muito do que se publica é LIXO em formato de 'ensino evangélico'.

Não tenho a pretensão de mudar o mundo, mas ao fim de minha 'estadia' nesta terra poderei ouvir de Jesus: "Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."- Mateus 5:23.

Creio também (e espero), que demandará uma parte de meu tempo. Mas oro a Deus que esta missão possa atingir seu objetivo: Salvar almas assim "como Jesus fez".

Que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos abençoe nesta missão.

Ismael Fernandes